Pensar e resolver
Barra de São Francisco é um município, localizado no estado do Espírito Santo. Foi fundada no dia 31 de dezembro de 1943 e segundo o último censo, a população está estimada em 45 mil habitantes. As principais fontes de renda do município são extração de granito, agricultura e o comercio. E possui um lema de “A Sentinela Capixaba”.
Os rios São Francisco e São Mateus são os que banham o município, mas o que está ocorrendo nesses rios é uma péssima situação. As famílias que moram nas margens desses rios jogam todo o lixo que produzem na água. Esse lixo além de poluir a água, mata a fauna, traz diversas doenças para os pescadores e a população que entram na água, aumentam os riscos de enchentes.
As enchentes que ocorram no município e região deixam famílias desabrigadas e acaba mexendo com a economia. Um exemplo foi à enchente que ocorreu no ano de 2013, que foi considerada uma situação alarmante e considerada a pior enchente da historia do município. E até hoje, quase um ano depois o comercio ainda não conseguiu se reestabelecer totalmente. Famílias perderam tudo e varias lojas fecharam suas portas por perderem tudo.
Na minha opinião para acabar com os riscos de vez dessas enchentes, os políticos deviam criar campanhas para alertar e orientar os moradores, mas uma campanha que seja persistente, que tenha duração enquanto as pessoas não se conscientizem. Pois muitas vezes tomam iniciativa, mas não levam até o final, não adianta apenas falar, devem mostrar os estragos.
Além da campanha, poderia criar também projeto s com matérias recicláveis, que assim além de reutilizarem o lixo, além de ser uma maneira de aumentar a renda das famílias que moram nas margens desses rios. A conscientização não adianta, se as pessoas que moram a margens desses rios não tiverem nenhuma condição. Quando iremos aprender que não se resolve um problema, criando ou amenizando outro.