Pensando e avaliando o exercício da docência
ROTEIRO DE ESTUDO 1
O educador – gestor e os movimentos sociais: concepções de trabalho e educação
Atividade 1
Faça a leitura dos textos indicados como leitura obrigatória do Professor Gadotti, e elabore um fichamento obedecendo às normas de metodologia científica. Destacar como citação, as questões levantadas pelo autor que você tenha identificado no texto introdutório de seu roteiro de estudos.
O autor argumenta no texto sobre a crítica ideológica à educação que tem ocupado grande espaço, e que através dos movimentos dos educadores, conscientizados da situação e dos problemas de educação brasileira, ultrapassam a fase da crítica e entram numa fase mais orgânica onde buscam o fortalecimento da categoria e reformulação da educação em geral. (p.139)
Através dos textos teóricos é que percebemos que a formação dos especialistas exige-se a experiência docente, pois quem forma o educador é a práxis na escola. Não se trata de uma prática espontaneísta, mas de uma experiência refletida e sistematizada. “Pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo” (p. 147)
Ao lado do papel técnico de ensinar a ler, escrever e pesquisar, o educador, o dirigente da aprendizagem e da educação tem um papel político de organizar, de mobilizar para a participação. Só uma população organizada será capaz de derrotar a impostura e a prepotência que ainda dominam a sociedade brasileira. (p. 148)
Pelo contrário, dentro de uma concepção dialética da educação, esta visa mostrar essas desigualdades, as contradições existentes. Não esconde, não camufla o conflito. Ao contrário, mostra como essa interação das partes é conflituosa. A educação não tem por finalidade “curar” as partes “defeituosas”, readaptando para o seu funcionamento normal, mas tenta mostrá-las no conjunto da sociedade da qual o sistema educacional faz parte. (p.151)
Citações:
“Onde existiam certezas, em relação à necessidade, à importância e aos benefícios da educação, começaram