pensamento
Nosso sistema cognitivo recebe, percebe e recupera informações que depois usa para pensar e se comunicar, ás vezes com toda sensatez, ás vezes tolamente, com isso formamos conceitos, resolvemos problemas, fazemos julgamentos e tomamos decisões.
A Linguagem.
Nossas palavras e como as combinamos para comunicar significados,facilitando e expressando nossos pensamentos.
Pensamento e Linguagem.
O pensamento e a linguagem se entrelaçam de maneira complexa.
A influência da linguagem sobre o pensamento.
O lingüista Benjamin Lee Whorf afirmou que a linguagem determina a maneira como pensamos.”Linguagens diferentes impõem concepções diferentes da realidade”
A hipótese de Whorf provavelmente não acorreria a pessoas que falam apenas um idioma e o consideram simplesmente um veículo para o pensamento. Mas para quem fala dois idiomas muito diferentes, como o inglês e o japonês, parece obvio que uma pessoa pensa de maneira diferente em línguas diferentes.
As palavras transmitem idéias, e idiomas diferentes representam maneiras diferentes de pensar. Embora a hipótese da relatividade lingüística sugerisse que a linguagem determina o pensamento, é mais correto dizer que a linguagem influencia o pensamento.
Estudo dos efeitos do pronome genérico ele em inglês e a habilidade de enriquecimento do vocabulário para melhorar o pensamento revelam a influência das palavras.
Pensamentos sem linguagem.
Algumas idéias, como a habilidade de perceber e lembrar cores diferentes, não dependem da linguagem. As vezes pensamos em imagens em vez de palavras ,e inventamos novas palavras para descrever novas idéias. Assim, podemos dizer que o pensamento afeta a linguagem, que por sua vez afeta o pensamento.