pensamento politico educacional
ALUNA: TATIANE PEREIRA DOS SANTOS
É fato que para se chegar ao ponto que a educação se encontra atualmente, a mesma tenha sofrido diversas alterações no decorrer do tempo, contudo são necessárias, pois indicam um amadurecimento de seus criadores e uma melhor qualidade para aqueles que fazem uso da mesma. No texto que segue temos a mudança da influencia medieval para um estado moderno, o homem passará então a ser o foco em questão, o contrário do que pregava o feudalismo, teocentrismo. Os dois filósofos apresentados que se segue tiveram grande influencia nesse momento.
John Locke foi um filósofo inglês muito importante, sendo considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo. Nasceu em 29 de agosto de 1632 na cidade inglesa de Wrington. Sua vida era voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual. Estudou Filosofia, Medicina e Ciências Naturais na Universidade de Oxford, uma das mais conceituadas instituições de ensino superior da Inglaterra sendo também professor desta Universidade, onde lecionou grego, filosofia e retórica.
Locke se baseia na física de Newton, onde ele procura definir o indivíduo como uma base natural. Na visão de Newton, tendo a vontade divina criado o mundo físico, a mesma não pode mais influenciar neste mundo. Locke separa o ser humano da sociedade qual está inserido, busca compreendê-lo na ideia que o mesmo não vivesse em sociedade, mas sim no estado de natureza, e a sociedade qual Locke vivia era do Estado Absolutista, onde a base era a submissão do indivíduo, quando no estado de natureza, o mesmo vivia em liberdade e isto significa o poder de agir para a manutenção da vida. Para evitar em negar Deus, Locke afirma que Deus oferece aos seres humanos a natureza, de onde se pode tirar aquilo que é necessário para a vida.
Para atacar a nobreza da época, Locke argumenta o fato