Pensamento marxista sobre o espaço urbano – karl marx
Introdução
Esta analise que será apresentada a seguir faz referencia ao pensamento de Karl Marx acerca do espaço urbano. Marx apresentava uma filosofia revolucionária que procurava demonstrar as contradições internas da sociedade de classes e as exigências de superação. Para o começo deste texto apresento uma frase de Karl Marx
“A união entre trabalho, instrução intelectual, exercício físico e treino politécnico elevará a classe operária”.
Pensamento Marxista sobre o espaço urbano – Karl Marx
A partir da referência do pensamento marxista sobre o espaço urbano, propõe-se uma analise critica sobre o seu pensamento a respeito do tema discorrido acima. Marx apresenta alguns conceitos sobre o espaço urbano, tais como: * A percepção da “organização espacial” e da expansão geográfica como produto necessário para o processo de acumulação capitalista já que a criação da mais valia depende de uma expansão constante da esfera da circulação. * A consideração dos meios de comunicação e transporte e dos custos de circulação do capital resultantes como variável que interfere na criação de condições para troca. E vinculado a isto, o papel das economias de aglomeração urbana. * A discussão sobre a renda da terra como preço de monopólio, onde a localização do mesmo tem um papel decisivo e é calibrada pelo conflito entre arrendatário e proprietário.
No debate sobre o urbano do pensamento de Marx chamado de marxista precisa ser encarados pelo que foram e são efetivamente como representações que disputam e disputaram na sociedade a orientação das ações humanas como outras representações.
A ausência de um objetivo teórico definido de forma homogenia, na medida em que a sociologia urbana pode ser acerca de tudo o que se passava numa cidade.
A cidade e a urbanização tornaram-se um enigma a ser desvendado e um desafio para o “paradigma” crítico de filiação marxista; tratava-se de encontrar uma resposta