Modulo 1 Marxismo
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Disciplina de Psicologia de grupos Sociais e subjetividade.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Ingrid Molesin RA: B93DGG-4
Disciplina de Psicologia de grupos Sociais e subjetividade.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – 2014
Modulo 1 Marxismo
A História Marxista consiste em uma forma de escrever a História baseada numa filosofia da História com traços economicistas.
Filosofia da História e História da Filosofia são termos semelhantes, entretanto bem diferentes. Enquanto a História da Filosofia se preocupa em contar os fatos da história da Filosofia, a Filosofia da História se preocupa em explicar como se desenvolve a história. No século XVIII, simultaneamente com o crescimento em importância e notoriedade da ciência História, a Filosofia da História foi tema ao qual muitos pensadores dedicaram suas reflexões. Surgindo várias concepções de progresso histórico.
Entre os vários pensadores que investiram esforços em explicar a lógica do progresso da História, destacou-se a escola alemã de filosofia, de onde vieram várias formulações filosóficas sobre a História. Entre eles estava Karl Marx.
O filósofo alemão Karl Marx baseou sua explicação histórica para as relações sociais em pilares economicistas. Segundo Marx, é a economia que interfere na vida social em todas as suas formas, gerando frutos em sua consequência. Para explicar o impacto da economia na vida social, Marx utiliza-se de ferramentas como o materialismo dialético e o caráter teleológico.
O materialismo dialético consiste em ler a história baseando-se na constante luta de classes. Dessa forma, sempre há uma classe dominante e uma classe dominada, sendo que ambas estão em confronto de interesses, já que uma explora a outra. Esse embate seria o motor da história, através do qual se daria o progresso da história e seria a origem das transformações