Pensamento de kuhn sobre revolução copernicana
Revolução Copernicana,é uma obra que consiste numa revolução de ideias, que trata essencialmente dos aspectos não só puramente astronômicos e matemáticos, mas que faz uma abordagem inteiramente nova da astronomia revolucionária e cosmológica. Alterou completamente o entendimento que se tinha até então do Cosmos.
2- Segundo o pensamento de Kuhn, quais são as razões históricas e filosóficas para a Revolução Copernicana ter ocorrido naquele momento (século XVI) e com aquelas características. O fracasso continuado do trabalho dos astrônomos em adaptar os cálculos aos fenômenos foi a principal razão para a Revolução Copernicana, bem como igualmente a pressão social para a reforma do calendário, O objetivo científico de Copérnico ao estudar o "Al-Magesto" de Ptolomeu, encontrou uma série de imprecisões sobre o movimento dos astros. Sua decisão original não era afirmar que a terra se movia mas sim provar que o sistema ptolomaico estava errado, porque matematicamente era improvável que ele se comportasse como o sábio helênico o descreveu. Entre um e outro passaram-se quase 14 séculos e a capacidade de observação havia se alterado neste tempo. A conclusão a que chegou é que a única justificação plausível para explicar o funcionamento do Cosmos era adotando o princípio da mobilidade da Terra.
3- Quais são as conclusões do autor (Marcelo Moschetti) sobre as críticas do pensamento de Kuhn a respeito da Revolução Copernicana. São de que a idéia de fracasso técnico não está necessariamente indicando que uma revolução científica traz progresso