Pensadores
Data de nascimento: 384 a.C.
Vida: Aristóteles era natural de Estagira, na Trácia. É provável que o interesse de Aristóteles por biologia e fisiologia decorra da actividade médica exercida pelo pai e pelo tio, e que remontava há dez gerações. Com cerca de 16 ou 17 anos partiu para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia. Como muitos outros jovens da época, foi para lá prosseguir os estudos. Duas grandes instituições disputavam a preferência dos jovens: a escola de Sócrates, que visava preparar o aluno para a vida política, e Platão e sua Academia, com preferência à ciência como fundamento da realidade. Apesar do aviso de que, quem não conhecesse Geometria ali não deveria entrar, Aristóteles decidiu-se pela academia platónica e nela permaneceu vinte anos, até a morte de Platão.
Quem foi? Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Os seus registos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.
Data de falecimento: 322 a.C. (62 anos)
Ptolomeu
Data de nascimento: 90 a.C
Vida: A sua obra mais conhecida é o Almagesto, um tratado de astronomia. Esta obra, a síntese dos trabalhos e observações de Aristóteles é uma das mais importantes e influentes da Antiguidade Clássica. Ptolomeu foi duramente criticado por alguns cientistas, como Tycho Brahe e Isaac Newton, sendo acusado de não ter realizado nenhuma observação astronómica, mas apenas plagiado dados de Hiparco, entre outras acusações.
Ptolomeu explicou o movimento dos planetas através de uma combinação de círculos: o planeta move-se ao longo de um pequeno círculo chamado epiciclo, cujo centro se move num círculo maior chamado deferente. A novidade introduzida por Ptolomeu foi o equante, que é um ponto ao lado do centro do deferente oposto em relação à Terra, em relação ao qual o centro do epiciclo se move a uma taxa uniforme,