Pensadores Iluministas
Um pouco sobre o Iluminismo... O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. Esse movimento incentivou mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de igualdade, fraternidade e liberdade. Havia três pontos principais que o Iluminismo defendia: ° a liberdade econômica, sem a intervenção do estado na economia; ° o Antropocentrismo, isto é, o avanço da ciência e da razão; ° o predomínio da burguesia e seus ideais, já que os iluministas tinham apoio desta, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
John Locke... É considerado o “pai do Iluminismo”. Locke afirmava que todas as nossas ideias tinham origem no que era percebido pelos sentidos. Ele foi o primeiro a definir o “si mesmo” através de uma continuidade de consciência.
John Locke dizia que todos os homens, ao nascer, tinham direitos naturais, sendo estes direito à vida, à liberdade e a propriedade. Para garantir esses direitos, os homens haviam criado governos, contudo, se não respeitassem os direitos naturais, o povo tinha o direito de se revoltar contra eles.
“As ações dos seres humanos são as melhores intérpretes de seus pensamentos.”
Rousseau...
“A única instituição que ainda se constitui natural é a Família” Jean-Jacques Rousseau é considerado um dos principais filósofos do Iluminismo. Ele também se destacou como defensor da pequena burguesia. Para ele, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.
Rousseau é autor da obra “O contrato social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do