Pendulo
D.B.Heinz1,
1- UNIPAMPA, LABORATÓRIO DE FÍSICA II.
Resumo —Este trabalho consiste na observação do movimento oscilatório de um Pêndulo físico e um Pêndulo físicoem que foram realizadas cinco análises para cada caso e observado seu comportamento. No caso do pêndulo simples analisou-se o seu movimento adotando uma amplitude pequena e logo, uma amplitude mais elevada. Enquanto para o pêndulo físico analisou-se sua trajetória adotando pontos de referência distintos. Assim, foi possível definir seus valores experimentais e logo calcular seus valores teóricos fazendo uma comparação de dados.
Palavras-chave — pêndulo simples, pêndulo físico, oscilações.
Objetivos – Os objetivos deste trabalho consistemem comparar os valores teóricos e experimentais do período de oscilação de um pêndulo físico e de um pêndulo simples, verificar experimentalmente o comprimento do pêndulo simples que sincroniza com o período de um pêndulo físico em forma de barra, determinar experimentalmente a aceleração da gravidade e por fim, identificar irregularidades, associando fenômenos que ocorrem em situações semelhantes para utilizar as leis que expressam essas irregularidades na análise e nas previsões de situações do dia a dia.
Introdução
U m pêndulo simples se define como uma massa m suspensa por um fio inextensível, de comprimento L com massa desprezível em relação ao valor de m. Se a massa se desloca para uma posição θe então for abandonado (velocidade inicial zero), o pêndulo começa a oscilar.
Pêndulo Físico é um corpo de massa m oscila em um plano vertical, em torno de um eixo horizontal que o suspende sem atrito. O corpo executa Movimento Harmônico Simples, no limite de pequenas amplitudes angulares. O torque restaurador exercido pela força peso atua no sentido de levar o corpo para a posição de equilíbrio, na vertical.
Materiais e Métodos
Com a finalidade de realizar este experimento alguns materiais foram necessários, os quais consistem em suporte de