Pendulo Simples
Pêndulo Simples
Luiz Ricardo dos Santos
Pêndulo Simples
Resumo
Este experimento teve por objetivo a determinação da aceleração da gravidade na região da Paulista utilizando para tanto um Pêndulo simples, uma precisão de 0,01m e um cronômetro de celular, chegamos a um resultado médio de 9,50 m/s², em comparação a aceleração no Rio de Janeiro, segundo o Observatório Nacional, a aceleração da gravidade vale 9,787899 m/s², conforme registrado no livro das Efemérides Astronômicas, de 1999, publicado pelo próprio Observatório.
1. Introdução
Muitos já ouviram falar do cientista italiano Galileu Galilei (1564-1642) e da experiência da torre localizada na cidade de Pisa, Itália. A estória não é comprovada, mas reza a lenda que Galileu deixou cair vários objetos, pesados e leves, do alto da torre para mostrar que eles caíam com a mesma velocidade.
A aceleração da gravidade vale aproximadamente 10 m/s². Quer dizer, a cada segundo a velocidade aumenta 10 m/s. Isto equivale a 36 km/h a cada segundo.
A aceleração da gravidade é o resultado da força de atração que a Terra exerce sobre todos os corpos. Esta afirmação é justificada pela lei da gravitação universal proposta, no século XVII, pelo grande cientista Isaac Newton (1642-1727).
Se a Terra fosse uma esfera perfeita, a aceleração da gravidade seria a mesma em todos os lugares sobre a sua superfície. Como ela não é perfeita, isto é, não é homogênea e possui a forma de um geoide, que é mais ou menos como uma pera achatada, o valor da aceleração da gravidade varia de local para local. Por exemplo, no Rio de Janeiro, no Observatório Nacional, a aceleração da gravidade vale 9,787899 m/s2, conforme registrado no livro das Efemérides Astronômicas, de 1999, publicado pelo próprio Observatório. A aceleração da gravidade em Belo