Pendulo simples
Introdução
A pratica realizada no laboratório mostrou conceitos de massa, unidade de comprimento, e período. Um pêndulo simples é um modelo idealizado constituído por um corpo puntiforme suspenso por um fio inextensível de massa desprezível. Quando o corpo puntiforme é puxado lateralmente a partir da sua posição de equilíbrio e a seguir libertado, ele oscila em torno da posição de equilíbrio. A trajetória do corpo puntiforme (algumas vezes chamado de peso) não é uma linha reta, mas um arco de circunferência de raio L igual ao comprimento do fio.
T = 2
T : período
L : comprimento g : aceleração da gravidade
Note que a equação não envolve a massa da partícula. Isso ocorre porque a força restauradora, que é um componente do peso da partícula, é proporcional a massa. Logo, a massa é cancelada porque aparece em ambos os membros da equação = m. . (Este raciocínio físico é o mesmo usado para mostrar que todos os corpos caem com a mesma aceleração no vácuo.) Para pequenas oscilações, o periodo de um pendulo simples para um dado valor de g é determinado exclusivamente pelo seu comprimento. Um pêndulo comprido possui um período menor do que um pêndulo curto. Quando g aumenta a força restauradora torna-se maior, fazendo aumentar a frequência e diminuir o período.
Objetivo
Realizar medições através dos instrumentos régua e cronômetro, descobrir a aceleração da gravidade local, fazer cálculos de período; checar os dados extraídos das medições, com a equipe; usar as fórmulas de física corretamente, dentro das unidades do SI; obtendo conhecimento especifico de pêndulo simples.
Procedimentos experimentais
Instrumentos : Régua e cronômetro
Material : Corda, corpo metálico e haste
Primeiramente foi fixado o corpo metálico na ponta da corda, de peso desprezível, conectado na haste, deixando-os em repouso na vertical, pode-se chamar este arranjo de