Pendulo simples
Podemos ver neste experimento, que o pêndulo simples utilizado, oscila somento em uma linha reta. Mesmo com um ângulo diferente, constamos que o pendulo leva cerca de o mesmo tempo para completar uma oscilação completa, e obtemos esse tempo em 0,58 s. Fizemos também 5 oscilações para cada pêndulo de massa maior e menos, para massa maior tivemos período médio de : 0,96 e já para o de massa menor : 0,92. Assim constatmos que não há uma grande variação perante a massa do pêndulo, já que a aceleração gravitacional é a mesma para ambos.
Objetivo
Verificar o movimento de oscilação do pêndulo simples;
Marca tempos de oscilações do pêndulo com ângulos diferentes;
Tempos diferentes entre um pêndulo de massa maior e outro menor.
Introdução teórica
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
Existem inúmeros pêndulo estudados por físicos, já que estes descrevem-no como um objeto fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são pêndulos físicos, de torção, cônico, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos, mas o modelo mais simples, é o que tem mais utilização, o pêndulo simples. Este pêndulo consiste em uma massa presa a um fio flexível e inextensível por uma de suas extremidades e livre por outra.
A componente de força peso que é dado por: P. cosθ se anulará com a força de tensão do fio, sendo assim, a única causa do movimento oscilatório é a P. senθ : F= P. senθ.
O ângulo θ, expresso em radianos que por definição é dado pelo quociente de arco descretio pelo ângulo, que no movimento oscilatório de um pêndulo é e o raio de aplicação do mesmo, no caso, dado por ℓ.
Onde substituimos por F:
Assim é possível concluir que o movimento de um pêndulo simples não descreve um MHS, já que a força não é proporcinal à