cinzas e umidade
CAMPUS SENADOR HELVIDIO NUNES DE BARROS
CURSO BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
ALUNAS: ALEXSANDRA LOPES, JANAINA ALVES, KAYZE W. CARVALHO, MARIANE ALVES.
DETERMINAÇÃO DE CINZAS E UMIDADE EM BOLO
PICOS-PI
2014
ALUNAS: ALEXSANDRA LOPES, JANAINA ALVES, KAYZE W. CARVALHO, MARIANE ALVES.
DETERMINAÇÃO DE CINZAS E UMIDADE EM BOLO
Relatório de aula prática realizada em laboratório no dia 11 de Dezembro de 2013 com o objetivo de identificar o teor de cinzas e umidade em bolo de chocolate.
Orientadora: Prof. Msc. Julianne Viana Freire Portela
Picos-PI, 2014.
1. INTRODUÇÃO
O teor de umidade em alimentos é um fator de extrema importância, pois está diretamente relacionado com algumas características, tais como a estabilidade e a qualidade do alimento.
A determinação de umidade é umas das medidas mais utilizadas na análise de alimentos. A umidade está relacionada aos seguintes itens: estocagem, embalagem e processamento. A exatidão, a precisão e a praticidade têm sido fatores importantes na seleção de um método analítico de determinação de umidade (CECCBI, H. M. 2007).
A análise de umidade em um alimento é uma das análises mais importantes e mais utilizadas, porém até o momento não existe nenhum método que seja ao mesmo tempo exato, preciso e prático. Isso se deve a algumas dificuldades encontradas como a separação incompleta da água do produto, decomposição do produto com formação de água além da original, perda das substâncias voláteis do alimento que serão computadas como peso em água. (CECCHI, 2007).
Segundo Bobbio e Bobbio (2002), usualmente o conteúdo de água de um alimento é expresso pelo valor obtido na determinação de água total continua no alimento, e, entretanto, esse valor não nos fornece indicações de como está distribuída a água nesse alimento, como também não permite saber se toda á agua esta ligada do mesmo modo ao alimento.
A água