Romantismo segunda e terceira geração
SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÃO
TABOÃO DA SERRA
2014
ROMANTISMO EM PORTUGAL
SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÃO
TABOÃO DA SERRA
2014
ROMANTISMO EM PORTUGAL
SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÃO
Projeto de Língua Portuguesa
Orientador(a):
Prof(a).
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 13
2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................... 14
3. CONCLUSÃO 20 REFERÊNCIAS 21
1. INTRODUÇÃO
O Romantismo foi um período que teve grande influência na literatura atual, surgiu após o Arcadismo e antecedeu o Realismo. Foi um movimento caracterizado por ser uma reação ao neoclassicismo, e por dar livre curso à imaginação e às emoções. Nesse trabalho, falaremos da 2ª (segunda) e 3ª (terceira) geração dando destaque à suas características, principais autores e suas obras.
2 DESENVOLVIMENTO
O início da fase romântica na literatura portuguesa ocorreu com a publicação do poema narrativo “Camões”, do autor Almeida Garret, em 1825. Neste poema, é expressado uma espécie de biografia sentimental de Luís Vaz de Camões.
Nesta época, em Portugal, houve uma ascensão da burguesia, queda do absolutismo e emergência do liberalismo. Antes de 1825, neste processo histórico, ocorreu a vinda da família real para o Brasil, em 1808, que fugiu dos franceses. Depois de expulsar os franceses, Portugal foi fortemente influenciado pelos ingleses, gerando um clima de dominação estrangeira no país.
A Independência do Brasil e a Constituição portuguesa em 1822 causaram respectivamente reflexos de perdas econômicas e um caráter liberal na vida política e social portuguesa. Nestes contextos históricos o Romantismo português