pendulo simples
O pêndulo simples é constituído de uma partícula de massa m suspensa por um fio de massa desprezível e comprimento L ligado a um ponto fixo. Quando a massa é abandonada com velocidade inicial nula, este passa a executar um movimento periódico oscilatório em torno da posição de equilíbrio, chamado de Movimento Harmônico Simples (MHS).
Chama-se pêndulo, qualquer corpo rígido suspenso por um ponto P, que realiza um movimento oscilatório num plano vertical, em torno de um eixo horizontal passando por P. Quando afastamos a massa da posição de repouso e a soltamos, o pêndulo realiza oscilações.
Neste experimento foi utilizado um fio (linha) e uma partícula de massa suspensa em uma de suas extremidades, a outra foi fixada a um pendulo tripé com uma haste, reproduzindo a experiência do pêndulo de Galileu, com o objetivo de determinar período e a gravidade.
Objetivo
O experimento ministrado teve como objetivo o cálculo do valor numérico da gravidade, através de um movimento pendular, utilizando a seguinte equação: , na qual g é a gravidade, L é o comprimento da haste do pendulo e T é o período do movimento do pendulo.
Metodologia - materiais
Fio;
Bolinha de metal;
Régua;
Transferidor;
Mesa;
Cronometro.
- método
Com a utilização da régua foi medido o fio do pendulo que deu um total de 38 centímetros. Em uma ponta foi amarrado uma bolinha de metal e a outra ponta foi presa na base de uma superfície plana, formando um pendulo simples. Com o auxilio do transferidor a massa foi ajustada nos seguintes ângulos 10º em relação ao ângulo de 90º e foi solta ligando simultaneamente o cronometro. Após 5 períodos (ida e volta) o cronometro foi parado. O mesmo procedimento foi feito para os ângulos de 15º, 20º, 25º e 30º. Depois utilizando a equação , na L é o comprimento da haste do pendulo e T é o período do movimento do pendulo conseguimos descobrir a aceleração da gravidade.
Resultados
Para calcular a gravidade, é necessário