Pendulo simples
Um pêndulo simples é um sistema que possui uma massa (não especifica) acoplada a um pivô por um fio flexível e inextensível que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
O movimento dessa massa descreve um período e devido à força da gravidade sempre tentará buscar a posição central que é chamada de posição de equilíbrio.
Esse instrumento é muito utilizado em estudos de força e movimento oscilatórios.
Nosso experimento teve o intuito de calcular a aceleração da gravidade na região de Sorocaba.
MATERIAIS
Para o desenvolvimento foram utilizados os seguintes materiais: 1. Base de sustentação; 2. Fio flexível e inextensível; 3. Massa (desprezível) 4. Régua; 5. Nível; 6. Cronometro.
Conjunto pêndulo:
Nível:
Régua:
DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Para realizar o experimento, devemos proceder da seguinte forma: 1. Nivelar o conjunto do pêndulo; 2. Medir o comprimento do fio (se estiver usando uma esfera, medir o comprimento do inicio do fio até o centro da esfera); 3. Elevar a massa a um ângulo θ pequeno;
θ
4. Cronometrar o tempo decorrido em 10 ciclos, pois o tempo de 1 ciclo é muito curto, então contamos 10 ciclos e dividimos o tempo total por dez; 5. Calcular o período T:
T=tempo cronometradociclos 6. Calcular o valor de g a partir da formula: g=4π2×lT2 7. Determinar o erro percentual: ε%=gteorico-gexperimentogexperimento×100 8. Repetir o experimento para dois valores de l.
NOTA: é de extrema importância, fazer com que a massa percorra um único plano, ou seja, oscile em linha reta, pois quando oscila em diversas direções, outras forças atuam no sistema, fazendo com que o resultado seja equivocado.
RESULTADOS E ANALISES a) Valores obtidos: l1=0,38m l2=0,19m t1=12,7s t2=8,9s b) Cálculos:
Obs.: Considerar gteorico=9,81m/s2 I. Calcular a aceleração da gravidade para l1: i. Nivelar o pêndulo. ii.