Pendulo bifilar
Rafael Douglas Costa Dutra
Belo Horizonte, 2013
Rafael Douglas Costa Dutra
Laboratório de Física Geral I: Relatório da Quarta Aula Prática
Relatório referente à aula de segunda-feira, dia 11/03/2013, sobre Pêndulo Bifilar, na disciplina de Laboratório de Física Geral I, no curso de Engenharia Elétrica, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professor: Jose Coelho Neto
Belo Horizonte, 2013
RESUMO
Este relatório tem por finalidade aperfeiçoar as aplicações dos alunos em construções de expressões, onde se relaciona devidas variáveis em uma expressão geral, podendo a mesma ser calculada para qualquer valor desejado. Este trabalho também tem por objetivo rever as funções do programa ORIGIN, para construção de gráficos com certa facilidade.
Palavras - chave: Pêndulo. Bifilar.
1. Introdução
A quarta prática, relativa a Pêndulo Bifilar, tem por objetivo mostrar a importância de encontrar um modelo matemático, através da aplicação.
Essa prática visa o treinamento para deduzir fórmulas relacionadas à oscilação do pêndulo bifilar.
A experiência consiste em construir uma expressão, onde calcula a relação do tempo do pendulo gasta para realizar um movimento completo, variando a altura do pendulo e a distancia entre as cordas que estão amarradas neste.
Iremos encontrar um modelo matemático para três variáveis T(tempo), D(distancia), H(altura) (d), ou seja: T=f(L,d).
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 – Objetivo Geral
Com a realização desta experiência, foi possível compreender como deve ser feito para se obter uma expressão geral, através das variáveis disponibilizadas. Também foi possível aprender uma forma mais simples, rápida e eficiente de como fazer gráficos em um programa chamado ORIGIN.
.
2.2 – Teoria Resumida
Um pêndulo simples é um sistema físico idealizado, consistindo de um corpo de massa pontual suspenso por um fio inextensível e desprovido de massa. O tempo gasto numa oscilação completa, ou seja,