Pena de morte
Artigo: COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS-2
CONTINUAÇÃO...
COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS-6
Um pingo de mel.
"Se você vier para mim com os punhos cerrados", disse Woodrow Wilson, "penso que posso prometer-lhe que os meus serão cerrados tão depressa quanto os seus; mas, se você vier ao meu encontro e disser: "Vamos sentar e aconselhar-nos mutuamente e, se tivermos diferenças entre nós, procuraremos as causas'.
As pessoas não podem ser forçadas a concordar com você, mas podem ser levadas a isso se formos gentis e amistosos. Lincoln disse isso efetivamente, há quase cem anos passados. É uma antiga e verdadeira máxima "que com um pingo de mel se apanha mais moscas que com um galão de fel". O mesmo se dá com os homens. Se quer tornar um homem adepto de uma causa sua, convença-o primeiro de que você é seu amigo sincero.
Conta a fábula sobre o sol e o vento. Eles discutiam qual dos dois era mais forte e o vento disse: "Provarei que sou o mais forte. Vê aquele velhinho que vem lá embaixo com um capote? Aposto como posso fazer com que ele tire o capote mais depressa do que você". O sol recolheu-se atrás de uma nuvem e o vento soprou até quase se tornar um furacão, mas quanto mais ele soprava, mais o velho segurava o capote junto de si.
Finalmente acalmou-se e foi embora; então o sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente para o velho. Imediatamente ele esfregou o rosto e tirou o capote. O sol disse então ao vento que a gentileza e a amizade eram sempre mais fortes que a fúria e a força.
O sol pode fazer com que você tire seu capote mais depressa que o vento; e a bondade, a aproximação amistosa e a apreciação podem fazer as pessoas mudarem de idéia mais prontamente que todo o barulho e as tempestades do mundo.
Comece de um modo amigável. Se errar, reconheça imediatamente.
COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS-7
Método Socrático
Qual era o segredo de Sócrates, "o Tavão de Atenas"? Ele foi um dos filósofos mais