pele
• Células associadas a epiderme: Melanócitos: Originados de células das cristas neurais, sintetizam a melanina, um pigmento marrom escuro que protege a pele da ação dos raios UV do sol. São encontradas nas camadas basal e espinhosa ou abaixo da camada basal. Células de Langerhans: são mais frequentes na camada espinhosa. Tem origem mesodérmica derivadas das células da medula óssea. Justamente com os linfócitos da epiderme reforçam essa barreira imunológica. Células de Merkel; são localizadas na camada basal, parecem estar associadas a pequenos nervos cutâneos, elas são responsáveis pela sensibilidade da pele.
• Derme: constituída por tecido conectivo não modelado, com muitas fibras colágenas e elásticas, linfócitos, fibroblastos e macrófagos, mergulhados numa substancia amorfa. Dentro da derme possuem ainda o pelo que são estruturas alongadas e queratinadas. Uma de suas funções é proteger a pele do calor ou do frio.
• Epiderme possui cinco camadas: camada basal ou estrato germinativo, ela é constituída de células cubicas, sua renovação é de 20 a 30 dias. Camada espinhosa: esta é formada por vários estratos de células poliédricas que não se tornando achatadas na medida em que se aproxima da superfície. Camada granulosa: caracterizada por apresentar células achatadas. Camada lucida: muito fina e transparente visível somente na pele espessa. Suas células não possuem núcleos ou organelas.