PELE
A função desse sistema é de defender o organismo e lutar contra micro-organismos que possam prejudicar o corpo humano em geral (Junqueira, Carneiro, 2010).
A pele funciona como uma barreira fisiológica; mas certos agressores entram através de glândulas sebáceas ou folículos pilosos. Como proteção a pele utiliza o PH ácido de suor bem como a presença de vários ácidos graxos pra combater a infecção (Benjamini, Coico, Sunshine; 2000).
Sistema endócrino: é formado por glândulas que produzem secreções que denominamos de hormônios, o sistema nervoso fornece informações ao sistema endócrino, dessa forma os 2 sistemas em conjunto atuam na regulação das funções do nosso organismo; um dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: hipotálamo, hipófise, pâncreas, suprarrenais e gônadas. As glândulas endócrinas são muito importantes pois elaboram substancias complexas que extraem do sangue e da linfa ajudando assim na limpeza do corpo (Anversa 2013).
Sistema tegumentar: É o sistema protetor do corpo que engloba pele, unhas e pelos (wikipedia, 2014).
A pele possui a maior barreira de defesa do nosso corpo, através dessa camada de tecido se escondem muitas células de defesa e também de outras finalidades. Ela se constitui em três camadas:
Epiderme
A epiderme é constituída quase por inteiro por queratina. Ela apresenta 3 células muito importantes: os Melanócitos (responsáveis pela coloração da pele), as células de Langherans (responsáveis pela defesa do organismo) e as de Merkel (responsáveis pela sensibilidade tátil ou neurotransmissor).
A epiderme se renova a cada 15 a 30 dias, ela é a primeira porção de pele vista a olho nú, aparentemente lisa e luminosa, possui áreas mais espessas, como as plantas dos pés e a palma