Pele mista
As características de uma pele mista são evidentes, uma vez que tem áreas de secreção oleosa que aumentam na testa e no nariz. Por sua vez, e em outras áreas, é verificável que a pele apresente um aspecto mais seco. Para que consiga saber na perfeição se a sua pele é ou não mista, apenas tem que constatar que a oleosidade de uma pela mista situa-se na zona T, que engloba a testa nariz e queixo, mas que na zona das maçãs do rosto e ao redor dos olhos a pele é seca. É um tipo de pele opaca na área lateral do rosto, que facilmente descama com o frio e que pode apresentar alguns cravos em determinados locais da pele do rosto.
A pele mista obriga a um cuidado especial, no qual a higiene da mesma deve ser realizada de forma muito suave, auxiliada por uma tratamento regulador das secreções sebáceas na linha T. Além do mais, é ainda necessária uma protecção e reposição da humidade perdida. Este tipo de pele, tal como as restantes, quer seja a pele normal, seca ou com problemas de acne, exige um tratamento e cuidados particulares que conduzem a pele a encontrar o seu caminho de equilíbrio e de saúde plena. Caso se maquilhe com muita frequência, os cuidados devem ser acrescidos, embora hoje a maior parte dos cosméticos já tenham associados a si as funções de beleza e de tratamento.
Para garantir a beleza da sua pele é necessário limpá-la correctamente, mas nunca lave o rosto com água e sabão, uma vez que são muito alcalinos e que ressecam muito a pele. O melhor mesmo é o sabonete, mas só se for hidratante. Caso use uma loção de limpeza, que pode ser o mais indicado, limpe também o pescoço, espalhando o creme em movimentos para cima e para fora. A loção de limpeza deve ser retirada com um algodão grande, e após esta tarefa o ideal é tonificar a pele. Humedeça um pouco de algodão com um tónico e aplique-o com pancadas leves e suaves pelo rosto e pescoço. Jamais use um tónico, esfregando-o, como se se tratasse de um leite ou loção de limpeza. Após esta