Peixes
Professor de Aqüicultura. UENF/LZNA
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense “Darcy Ribeiro”
LZNA - Laboratório de Zootecnia e Nutrição Animal
Apostila de Piscicultura
Esta apostila contém os textos utilizados nas disciplinas "Piscicultura"
(Medicina veterinária) e "Aqüicultura I" (Zootecnia), além de servir de base para a prova de seleção do mestrado na área supra citada.
1
Manuel Vazquez Vidal Jr. DSc.
Professor de Aqüicultura. UENF/LZNA
INTRODUÇÃO
A abordagem tradicional que é feita ao se discorrer sobre o tema “criação de peixes” ou “piscicultura” é predominantemente técnica. Reflete a mesma percepção do produtor tradicional, ou seja, aborda apenas os temas que estão dentro da porteira, como o modelo de produção, o manejo, a reprodução etc.
A produção comercial de peixes está se tornando rapidamente uma atividade profissional altamente competitiva, em que a diferença entre o sucesso e o fracasso pode estar nos detalhes. Para que seja possível produzir de forma efetiva, ou propor tecnologias, ou projetos de pesquisa, ou ainda para que se possa traçar metas ou uma política em piscicultura, é necessário conhecer com o mesmo grau de familiaridade os elos da cadeia de produção.
Esses elos estão a montante (anteriores) e a jusante
(posteriores) da propriedade.
Entre os elos a jusante, enquadram-se os fabricantes e os fornecedores de rações e equipamentos.
A montante, os transportadores de peixe, os frigoríficos, as lojas de peixes ornamentais, o consumidor etc.
Os produtores ainda têm muita dificuldade em se relacionar e também compreender os demais elos da cadeia de seu produto.
Para eles, o mercado é um tanto quanto mágico. Eles não percebem quais são as regras que regem este mercado e, portanto, não entendem porque seus produtos seguem determinadas flutuações de preço. Por outro lado, a falta de conhecimento e a falta de integração com os elos anteriores à produção fazem com
que