Pegue as rédeas da sua carreira profissional
Pegue as rédeas de sua carreira
Antes a gente tinha emprego, hoje, a gente faz carreira.....
Nestes tempos bicudos não esperem que as empresas se ocupem de suas carreiras.
Não importa sua idade, nem há quanto você tempo trabalha. É você que tem que se preocupar com sua evolução profissional.
Feliz ou infelizmente, a grande maioria de nós acaba se acostumando com as situações, por piores que sejam. O receio das mudanças e uma certa dose de inércia acaba prevalecendo e somos levados a permanecer em situações que já não nos despertam paixão ou que não nos levarão a lugar algum. Cuidado! Pode ser um perigo se isto estiver acontecendo com você.
Os profissionais acreditam que as empresas vão cuidar da carreira deles. Quase nunca isto corresponde a realidade. Salvo para raríssimas exceções, aqueles raros
“craques” que são “paparicados”, a maioria não deve cobrar muita coisa de seus empregadores, e podem partir para gerenciar, eles mesmos, a evolução de suas carreiras.
Esta constatação é que deu origem a nossa pesquisa, feita pela BPI no Brasil e no mundo, através dos testes: Como está evoluindo sua carreira profissional? Que fornece uma análise dos comportamentos, forma de atuação no trabalho e de gestão da estratégia de carreira, e do Você é um bom gestor? Que objetiva identificar os comportamentos gerenciais e as formas de reflexão sobre as conseqüências das atitudes gerenciais, de quem responde.
Optamos por pesquisar por faixas etárias; os primeiros anos (abaixo dos trinta), a subida (os trinta), a idade das certezas (os quarenta), o arranque final (além dos cinqüenta). A idéia norteadora é que a cada momento e cada idade, na vida profissional, temos “check points”, oportunidades a aproveitar; o primeiro cargo gerencial; a gestão integral de uma unidade; uma carreira internacional, etc. Cometer erros nestes momentos pode gerar problemas na seqüência da carreira.
A maioria dos executivos não tem um projeto de vida e