Pegagogia
Ø Ao nível da coordenação viso-motora: para que possam realizar os movimentos finos e precisos que exigem o desenho gráfico das letras; Cobrir os pontilhados, desenhos para colorir, recortar, colar, labirintos e dobraduras.
Ø Ao nível da linguagem: para compreender o paralelismo entre simbolismo da linguagem oral e da linguagem escrita, figuras, ditados, leituras e musicas.
Ø Ao nível da percepção: que possibilita a discriminação e a realização dos caracteres numa situação espacial determinada; cada letra dentro da palavra, das palavras na linha e no conjunto da folha de papel, assim como o sentido direcional de cada grafismo e da escrita em geral. Disartria Disartria é uma alteração na expressão verbal causada por uma alteração no controle muscular dos mecanismos da fala. Compreende as disfunções motoras de respiração, fonação, ressonância, articulação e prosódia. A disartria pode ser causada por um processo traumático craniocervical; tumores benignos ou malignos do cérebro, cerebelo ou tronco encefálico; lesão vascular encefálica/ doenças infecciosas, metabólicas, tóxicas ou degenerativas do sistema nervoso ou do muscular. Respiração: O controle deficiente da expiração e inspiração interferirá na entonação, prejudicando a inteligibilidade da fala.
Exemplos: Prosódia: Muitos disartricos têm uma entonação e prosódia distorcidas.
Fonação: A paralisia das pregas vocais resultará em um som fraco e abafado e fará com que o paciente se canse facilmente. O volume da voz irá após certo período da fala ou no final da oração.
Ressonância: Se há insuficiência palatal, a qualidade da voz terá baixa ressonância