peeling de cristal
O objetivo deste trabalho é aprender e conhecer um pouco mais sobre a pele do ser humano, saber como ela reage, e se manifesta a situações simples do dia-a-dia, descobrir como ela é capaz de realizar as suas funções, e de nos manter vivo.
Pele: A embalagem perfeita.
A pele de uma pessoa adulta pesa 5 quilos em média, e se fosse esticada cobriria uma área de 2m².
Formada por várias camadas, a pele exerce uma enorme quantidade de tarefas essenciais para a sobrevivência.
IMAGEM 1
Por baixo da pele existe uma enorme rede de sistemas com órgãos, nervos e vasos sanguíneos, em uma polegada quadrada da mão nos temos 30 pelos 2 metros de vasos sanguíneos, 600 sensores de dor, 122 metros de nervos, 36 sensores de calor, 75 sensores de pressão e 9000 terminais nervosos.
A parte exterior da pele a Epiderme tem a metade da espessura de uma folha de papel, em sua base as células se divide e cresce o tempo todo, novas células vão subindo e quando as novas células atinge a superfície elas endurecem e morrem. Nos humanos descamamos aproximadamente 25 quilos de células mortas durante a vida toda, isso acontece porque a epiderme se renova o tempo todo, a cada 6 semanas temos uma pele nova.
A camada de células mortas é muito importante, caso não tivéssemos essa camada poderíamos morrer afogados tomando banho, ou então ressecados por falta de unidade na parte interior do corpo, pois as células ficam uma sobre a outra como uma telha, para assim manter a água e outros elementos do lado de fora e a unidade do corpo do lado de dentro.
Outra parte da pele muito importante principalmente para nossa aparência é a melanina, um pigmento marrom, é a melanina que dá a cor do bronzeado.
As células da pele não só usam a energia do sol para produzir melanina mas também usam para produzir vitamina D, que ajuda a manter os ossos fortes.
Mais abaixo da Epiderme temos a segunda camada da pele a Derme, onde é