Pedro Pinchas Geiger
Pedro Pinchas Geiger é um geógrafo brasileiro que propôs, em 1967, uma nova divisão regional do Brasil, diferente da adotada atualmente, levando em conta não apenas os aspectos naturais, mas também os humanos e o processo histórico de formação do território do país, em especial a industrialização. Atualmente, atua como professor-visitante no curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Maracanã.
Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Globalização, Redes, Inserção do Brasil no Mundo, Mercosul, Urbanização Brasileira.
Referencia teórica no campo da Geografia: Grande área: Ciências Humanas.
Divisão Geoeconômica do Brasil
A divisão proposta por Pedro Pinchas Geiger foi chamada de Divisão geoeconômica e consiste em três regiões, a saber: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste. As fronteiras regionais não coincidem com as fronteiras estaduais. Desta forma, por exemplo, o norte de Minas Gerais se encontra na região Nordeste. Atualmente, muitos geógrafos e cientistas sociais preferem esta proposta. A regionalização, definida como a divisão de um determinado espaço ou território em áreas com características comuns, pode ser criada com base em critérios físicos, socioeconômicos ou políticos. A escolha de uma dessas alternativas depende das finalidades com que se pretende utilizá-la. Ela pode, por exemplo, servir a objetivos estatísticos, administrativos ou didáticos.
Obras principais de Pedro Pinchas Geiger
O espaço social na rede urbana do Rio de Janeiro;
Migrações internacionais e transnacionalismo na atualidade;
Evolução da Rede Urbana Brasileira.
Formação acadêmica
• 1970 - 1970
Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Geografia. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
• 1946 - 1947
Especialização em Geografia. Université Joseph Fourier – Grenoble
• 1939 - 1943
Graduação em Geografia.