Trabalho
A partir do desenvolvimento de sistemas distribuídos novas tecnologias com o intuito de tornar a informação disponível independentemente da localização fora desenvolvida. Uma delas é o desenvolvimento de sistemas gerenciadores de banco de dados distribuídos dos quais a principal função é tornar escalável a informação, ou seja, o crescimento da base de dados não depende apenas de um servidor, mas sim o conjunto de servidores que agem de forma transparente para o usuário final, oferecendo todos os recursos do BD como se o usuário estivesse utilizando a arquitetura cliente-servidor.
Uma Única base de dados
Uma das características implementação que diferem o banco de dados distribuídos (BDD) com relação aos BDs convencionais é a sincronização dos dados para tornarem-se transparentes. Esta característica é quem defina a complexidade da implementação, pois independentemente do algarismo ou logica do negócio, a implementação deve garantir o ACID.
A - atomicidade -> que garantia que todas as transições realizadas em base de dados independentes sejam concluídas.
C - consistência -> garantia que a conclusão das transações em bases distintas não corrompam dados.
I - Isolamento -> Garantia que as transações independentes não interfiram de forma negativa em outras transações e/ou bases de dados independentes.
D – Durabilidade – Garantir a preservação dos dados durante as transações, bem como garantir os aspectos de performance durante o tempo de vida dos dados, inclusive quando acontece o crescimento da base de dados.
Em BDD podem existir transações globais e locais, das quais cada uma das suas implementações deve ser analisadas considerando a interferência no conjunto de dados, desta forma, comandos como commit e rollback são comumente utilizados em algoritmos de controle, esta utilização é chamada protocolo de efetivação, este protocolo garante a integridade da transação distribuída para que a mesma atinja mas de um servidor, fazendo com