Pedro na água
As ondas ficaram grandes, mar agitado, vento contrário. "Ligou" mais para o tempo ruim, para possibilidade de se prejudicar, até perder a vida do que para fato de que Jesus estava com ele, que Jesus o sustentava.
2. Quais as situações fazem afundar a gente de hoje?
Situações sociais - falta de amigos, situações econômicas - falta de emprego, salário digno, etc. Sobretudo, porém a vida sem fé, vida desregrda, o próprio "eu" no primeiro lugar faz com que se rejeita o papel supremo de Deus na vida. Buscando satisfazer somente a própria vontade, cuidando o que é bom bom para própria pessoa, diz se a Deus eu não te quero. Com tempo o navio sem quem segurar o leme se desviará e finalmente afundará.
3. O que se faz quando a vida parece afundar? Que solução se procura? ➢ Em geral procura-se livrar de toda contrariedade e evitar qualquer sofrimento. Muitas pessoas fogem dos problemas da vida. Quando algum problema aparece muitos querem pular, cair fora e seguir adiante. ➢ Outros ficam zangados, nervosos, briguentos. ➢ As vezês procura-se um "bode expiatório", outro pessoa, grupo, acontecimento que podem ser responsabilizados pelo mal e sofrimento. O muito comum é falta de coragem em assumir a responsabilidade. ➢ A maioria procura alguma emoção - balada, festa, alcool, algo que trará emoção forte para "cobrir", apagar aquilo que ´e deagradável.
4. Que ensinamento, lição podemos tirar da história do Pedro?
O Deus é quem nos atrai a si. Ele sempre primeiro estende a mão, não podemos desprezá-la. Uma coisa que Ele pede é que tenhamos a confiança. As dúvidas fazem com que aparece vacilo e desespero. Quando não coloquemos Deus no centro, no leme da vida, quando não demos a Ele o espaço para dirigir a vida, nunca tremos força suficiente, para fazê-lo sozinho. Se Deus é por nós, quem será contra