Falta de Água em São Pedro: A Construção de uma Barragem e suas Consequências
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
FALTA DE ÁGUA EM SÃO PEDRO: A CONSTRUÇÃO DE UMA BARRAGEM E SUAS CONSEQUÊNCIAS
FÁBIO HENRIQUE VITTI
EE “JARDIM BOTANICO”
SAO PEDRO/SP
2014
FÁBIO HENRIQUE VITTI
EE “JARDIM BOTANICO”
FALTA DE AGUA EM SAO PEDRO: A CONSTRUÇÃO DE UMA BARRAGEM E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Trabalho de iniciação cientifica de alunos das Escolas Públicas apresentado à comissão organizadora do Decatlo – 2014 com requisito parcial para a apresentação no evento Jovem Pesquisadores das Escolas Públicas.
BANCADA EXAMINADORA
Sumário
1. 1. INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA
2. A escassez de água no mundo é proveniente da desigualdade social e falta de recursos para o manejo e boa utilização na água sendo que a irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vai para a indústria e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico.
3. Desde que o homem deixou de ser nômade para se estabelecer em sociedade, ter fontes de água que atendessem às necessidades foi se tornando cada vez mais importante. Em locais onde havia rios, o homem tiveram que encontrar um meio de assegurar o abastecimento por longos períodos de estiagem e seca.
4. As barragens são feitas para armazenar a maior quantidade de água possível, seja pluvial ou até mesmo fluvial. As duas principais finalidades de uma barragem são para abastecimento de água em áreas residenciais, industriais, agrícolas, e para geração de energia elétrica (nas chamadas usinas hidroelétricas – ex.: Itaipu, Paulo Afonso, Tucuruí). Atrás da finalidade de acúmulo de água pode haver motivos mais relevantes para a concepção de uma barragem, tais como:
Controle de cheias – devido à ocupação humana e à degradação da bacia às vezes há necessidade de reter temporariamente grandes volumes de água para evitar inundações;
5.
Correção torrencial – embora de pequeno porte destinam-se a mudar o regime do