pedregulho
Affonso Eduardo Reidy foi um dos principais protagonistas da arquitetura moderna brasileira que vislumbrava o seu trabalho como um casamento entre as possibilidades de uma nova arquitetura e a manutenção de valores culturais e naturais pré-existentes. Ao decorrer dos anos, a junção entre estes dois aspectos fortaleceu e definiu sua arquitetura como uma das mais representativas da recente história brasileira. Um dos exemplos mais destacado é o Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, porém conhecido como Conjunto Pedregulho (1), localizado no bairro Benfica no Rio de Janeiro, próximo ao centro da cidade. A obra foi realizada entre os anos de 1946 e 1952 e até hoje serve como modelo e referência na temática da habitação popular. O projeto do Conjunto Pedregulho constituiu em uma das primeiras tentativas de construir conjuntos habitacionais no país deixando clara a opção de prover uma maior dignidade à classe trabalhadora e servindo como uma espécie de eco do discurso promulgado por parte dos líderes do Movimento Moderno europeu, a partir dos anos 20, em favor de uma habitação social e coletiva.
Os apartamentos dos edifícios seguiam a ideia de maquina de morar, onde a divisão e tamanho dos cômodos eram ideais para proporcionar uma movimentação rápida e eficiente, estes edifícios só foram ocupados por trabalhadores públicos, onde eram distribuídos de acordo com o numero de integrantes da sua família. Mesmo possuindo diferença entre os apartamentos a ideia era manter a igualdade entre todos. Em termo de classe social podemos classifica-la como media baixa.
O terreno destinado à implantação do conjunto habitacional possui uma área total de 52.142,00 m2 e a taxa de ocupação final do projeto ficou em 17,3%. O terreno é irregular e sua topografia bastante acidentada, devido à topografia a movimentação de terra que busque suavizar esta diferença não é uma boa opção. Sua orientação é em