Pedregulho O sonho é possivel
Fora inspirado pelos movimentos do Iternational Style, do Modernismo e da Bauhaus justamente tendo como principais representantes, respectivamente, Frank Lloyd Wright, Le Corbusier e Walter Groupius. No entanto também se inspirou em um movimento a qual fora um dos pioneiros, a qual ficaria conhecida como Escola Carioca. As correntes arquitetônicas de ambos são provenientes de uma mesma época, a qual abandona-se a ornamentação e aplica-se com vigor o funcionalismo, sendo assim uma arquitetura pura e racionalista. Passo d'Areia, Porto Alegre, 1946, de Marcos Kruter e Edmundo Gardolinski; o Conjunto Habitacional da Gávea, 1954, de Reidy, e o Conjunto Residencial de Vila Isabel, 1955, de Francisco Bolonha (1923).
1. INTRODUÇÃO - Enunciado e objetivo do trabalho O Conjunto Habitacional Pedregulho, o conceito de maquina de morar, tinha tudo por perto, com objetivo de facilitar a vida dos moradores do local, pessoas de baixa rendo que chegavam ao Rio de Janeiro para trabalhar para o governo. Hoje muitos condomínios tem como base o Pedregulho, por exemplo o condomínio Residencial Central Park, localizado em São Paulo, no bairro Tatuapé, nele tem tudo que precisa para ter uma vida confortável, sem que precise sair de casa, de lava rápido na garagem até mercado ao lado.
Localizado no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro, o Pedregulho compõe a face social da arquitetura de Reidy, ao lado da Unidade Residencial da Gávea (1952) e do Teatro Armando Gonzaga (1950), em Marechal Hermes. Um dos maiores nomes da arquitetura moderna brasileira, Reidy tem grande atuação como urbanista, participando de diversos projetos para a cidade do Rio de Janeiro, desde 1929, quando trabalha com Alfred Agache na elaboração do plano diretor da então capital federal. A partir de1932, responsável pelos serviços de arquitetura e urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro,