PEDRAS NATURAIS MATERIAIS Trabalho
1- PROPRIEDADES:
1.1-DUREZA: Resistência ao risco; todas as pedras possuem um grau de dureza que varia conforme a escala de MOHS no entanto existe um processo mais expedito para se avaliar a dureza de uma pedra e que se baseia na resistência que a mesma oferece quando se tenta serrar
1.2-TENACIDADE: Resistencia ao impacto ou percussão – difere conforme o tipo de rocha. Importância: uso, por exemplo, granito tem alta tenacidade já o mármore menor.
1.3-COR: Depende da concentração de minerais da região ela é quem determina a cor natural da pedra.(ferro=avermelhado; magnésio amarelado)
1.4-GELIVIDADE: A porosidade das rochas permite que ela absorva agua e, em regiões frias a agua congela dentro dos espaços vazios e pode fraturar se começar a expandir.
1.5-PERMEABILIDADE: Refere-se à existência de poros, nos quais a água pode infiltrar-se, por capilaridade ou pressão. Importante quando há tendência à grande umidade.
2- APLICAÇÕES:
2.1 - Alvenarias e Cantarias
2.2 - Pavimentação (de estradas, ruas, pátios, etc)
2.3 - Revestimentos (de piso, paredes, etc)
2.4 - Acabamentos (banheiros, cozinhas, pias, etc)
3-ENSAIOS
3.1- Compressão, tração, flexão e cisalhamento: As pedras resistem bem à compressão e mal à tração. Nas estratificadas, a resistência mecânica varia com a orientação. A umidade tem influência na resistência, que varia na razão inversa da umidade. Não seguem a lei de Hooke (As deformações crescem menos rapidamente que as tensões). A resistência a compressão dá idéia das outras propriedades mecânicas. A resistência ao cisalhamento -1/10 a 1/15 da resistência à compressão. A resistência à tração é 1/20 a 1/40 da resistência à compressão. A resistência à flexão é de 1/10 a 1/15 da resistência à compressão. O formato do corpo de prova influencia a resistência à compressão.
3.2- Desgaste: Há dois tipos de ensaios de desgaste: - resistência à abrasão - disco horizontal que gira com abrasivo (areia ou córindon). - desgaste recíproco por