Pedra regular argamassada
Trabalho apresentado ao professor Sérgio Bezerra como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota da I unidade.
Professora: Sérgio Bezerra
Aracaju
Abril de 2013
Definição
Alvenaria é composta por pedras, tijolos e blocos de concretos na qual eles são colocados uns juntos aos outros com ou sem o uso de argamassa, são usadas pedras grandes de forma mais ou menos regular. A ligação entre o material sólido pode ser através de juntas, interposição de argamassas ou ambos. As alvenarias em pedras são classificadas de acordo com os tipos de assentamentos em: alvenaria de pedra seca, alvenaria argamassada e cantaria.
Na alvenaria argamassada as pedras são assentadas com argamassas, ficando mergulhadas nelas. São constituídas de pedras regulares, dispensando posterior revestimento, com utilização na execução de muros de arrimo ou para fins decorativos.
• Alvenaria de pedra
A alvenaria de pedras pode ser de pedra bruta com ou sem argamassa. É muito usada em muros de contenção de terra - muros de arrimo -, que no caso de não serem argamassados, permitem a saída de água pelos intervalos entre as pedras. A alvenaria de pedra pode também ser de pedra aparelhada, nesse caso sempre argamassada, possuindo geralmente a forma de paralelepípedo e chamadas de alvenaria de cantaria, sendo menos usada, devido exigir mão de obra especializada e cara. A cantaria foi muito aplicada antes da existência do concreto armado. Hoje o seu uso está muito reduzido. A argamassa destinada à alvenaria de pedra deve garantir a união das pedras, mantendo a mesma resistência das aglomeradas.
• Alvenaria de Pedra Regular
São alvenarias constituídas por blocos regulares de pedra de grandes espessuras e faces trabalhadas e lisas, quando aparentes. Muito usadas nas construções das muralhas das fortificações, são também encontradas em edificações civis e religiosas, especificamente nos cunhais, embasamentos e socos.
Na alvenaria em pedra