pedra
DE CONSTRUÇÃO
CIVIL III
ST-524
Prof. Renato Hachich Maluf
INTRODUÇÃO
A presente apostila destina-se ao quinto semestre do Curso Superior de Tecnologia – Modalidade Exercícios e contém informações básicas sobre alguns materiais de construção usualmente utilizados em obra. Procuramos nos ater aos aspectos práticos e funcionais dos diversos produtos, não nos preocupando com as origens, fórmulas, deduções e combinações químicas, a não ser de maneira superficial, como achamos que convém ao profissional prático.
As informações transmitidas são frutos de pesquisas em vários livros, destacando-se o “Materiais de Construção” de autoria de Luiz Alfredo Falcão Bauer, várias revistas como “A Construção São Paulo”, “O Dirigente Construtor”, no Anuário de Materiais de Construção de autoria de Elisabeth Vidor, nas normas técnicas da ABNT, nos catálogos e folhetos de inúmeros fabricantes e nas experiências vividas no dia-a-dia.
Maiores conhecimentos adquiriremos nas aulas práticas, em laboratório, e na vivência profissional. Será bastante bom criar o hábito de solicitar informações sobre produtos, escrever aos fabricantes pedindo catálogos, visitar sites, etc.
I – OS METAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
1. DEFINIÇÕES
Definiremos metais de duas maneiras:
Quimicamente
Metais são elementos que sempre ionizam positivamente.
Na prática
São elementos de características próprias quanto a forjabilidade, brilho, opacidade, condutibilidade, etc.
Os metais aparecem na natureza em estado livre ou, mais comumente, como compostos. Os minérios são as substâncias portadoras de metais e, as partes não aproveitáveis, as impurezas denominadas GANGAS. As minas são os locais onde se encontram as jazidas, na extensão concedida e delimitada pelo governo federal. Todos os serviços de mineração são controlados pelo Código de Minas, sendo proibida qualquer exploração que não seja supervisionada pelo Ministério de Minas