Pedir ajuda
MEDICINA VETERINÁRIA – Abandono de animais e a importância da castração
Desenvolvida pelo Acadêmico: Rony César Salvador
Fase/Curso: 2nda/ Medicina veterinária
Justificativa: O assunto é de grande importância devido aos problemas que o abandono de animais acarreta e a falta de conhecimento sobre o assunto o agrava ainda mais, os animais abandonados estão sujeitos a qualquer tipo de doença transmissível, tanto para outros animais quanto para o homem, além de problemas sócio-ambientais como o espalhamento de lixo, acidentes nas vias de grande importância na cidade.
Público Alvo: A oficina é destinada para os alunos do ensino médio (1º ao 3º ano) adaptando-se o vocabulário e termos técnicos para a faixa etária do público alvo.
Objetivos Específicos: Primeiramente mostrar as causas de maus tratos e abandono, bem como conscientizar os estudantes dos problemas causados pelo abandono tanto para o animal quanto para o homem e seu efeito na cidade, demonstrar o que são zoonoses e quais os principais perigos das doenças e a importância da castração nos tempos atuais
Resumo de Aplicação: Através de uma apresentação didática a cerca do abandono, busca-se fazer com que os alunos reflitam sobre o tema e julguem se no ambiente cotidiano onde vivem (familiares, vizinhos, etc.) ocorra praticas negativas que podem ser consideradas abandono ou maus tratos de animais, induzindo-os a ter conhecimento e responsabilidade social. Ao final da apresentação didática será realizada a temática “Jogo da memória animal” em que mostrará aos alunos o antes e depois de animais salvos das ruas.
Carga Horária: A oficina poderá ser realizada em no máximo 1 hora aula.
DINÂMICA: “Jogo da memória animal”
Objetivo: Mostrar aos alunos animais que foram abandonados e como eles eram antes do abandono.
Propósito: Conscientizar os alunos que os animais sentem fome, frio e dor quando são abandonados e mau tratados, estimular a responsabilidade social dos alunos