Sustentabilidade no Pampa
Integrado(Tarde)
01/05/2014
1. O que são fósseis?
São restos ou vestígios preservados de animais (de todos os reinos) ou plantas em rochas, como moldes de corpo ou parte deste, rastros ou pegadas.
2. Quais são os processos necessários para a formação de um fóssil?
São conservados em sedimentos minerais, principalmente a sílica. O processo de fossilização consiste na transformação da matéria orgânica em um composto mineral, mas que não perde sua característica física.
1 → quando morreram os animais depositaram-se no fundo do mar sendo rapidamente cobertos por sedimentos;
2 → ao ficarem incorporados nos sedimentos sofreram os mesmos fenômeno de diagênese e metamorfismo, fossilizando-se;
3 → as rochas onde os fósseis se encontram incorporados sofrem modificações que fazem levar alguns estratos;
4 → os fósseis, devido à erosão ou a outros fatores aparecem na superfície alguns milhões de anos mais tarde.
3. Em que tipo de rocha podem ser encontrados os fósseis?
Existem três tipos de rochas: as sedimentares, as metamórficas e as magmáticas.
Sedimentares: as rochas sedimentares formam-se pela deposição de partículas de outras pedras, trazidas pela água dos rios, mares e pelo vento. Um animal morto ou planta pode ser recoberto por sucessivas camadas de sedimentos, resistindo, bem conservado, à deterioração do tempo.
Metamórficas: as metamórficas são formadas pela modificação de outros tipos de rocha. O movimento da crosta manda um pedaço de pedra para as camadas inferiores da Terra e, graças à alta pressão e à temperatura, elas voltam com uma cara diferente. Os fósseis não resistem porque essa transformação apaga qualquer vestígio que um animal ou planta tenha deixado.
Magmáticas: é formada pela lava dos vulcões. Se uma planta ou animal cair nela enquanto ainda estiver mole, será torrado porque a temperatura é alta. Uma vez consolidada, não pode envolver o fóssil.
4. Como os cientistas conseguem datar os