Pedido de vida
Akeelah é provocada por umas gurias no colégio por ser muito esperta. O diretor do colégio um dia obriga Akeelah a entrar num concurso no colégio de soletração.
No dia do concurso Akeelah é a vencedora, o diretor traz um homem chamado de Dr. Larabee que pede para Akeelah soletrar umas palavras mais difíceis, até que ela erra uma e as garotas que implicam com ela, começam a falar que a Nerd errou, Akeelah irritada sai correndo pelas escadas do colégio e antes dela sair o diretor alcança ela e fala para ela não desistir pois ela tem muita chance de ir para o concurso estaduais, e que o Dr. Larabee pode ajudar ela a soletrar melhor, mas assim mesmo ela sai correndo para casa.
Ao amanhecer seu irmão mais velho o que não mais mora com ela, insentiva ela a soletrar, pois seu pai gostaria que ela soletra-se como ele gostava, com isso Akeelah aceita proposta e tem que aprender a soletrar sozinha, pois ela e o Dr. Larabee brigam.
No dia do campeonato Akeerah conhesse um amigo chamado Dylan. Akeelah quase no fim ela soletra uma palavra errada e acaba sendo eliminada, mas uma mão de um outro menino sobra para ela as ultimas letras e acaba sendo eliminado e deixando uma nova chance para Akeerah uma nova chance, Akeerah soletra a palavra certa e acaba passando para o campeonato estaduais.
Akeerah começa a treinar para as estaduais junto com seu amigo Dylan, na escola dele, ao chegar em casa ela é xingada por sua mãe por não pedir autorização para sair, sua mãe acaba proibindo que ela continua com a soletração, Akeelah furiosa acaba falsificando a autorização para ela ir ao campeonato regional.
Akeerah pede para o Dr. Larabee a ensinasse a soletrar melhor, ele aceita a proposta dela e começa a ensina a ela a soletra melhor, ela começa a aprender latin e françes, ela tem um forte costume de bater com a palma