Pedagogo
Contam que Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. Uma delas nadou valentemente até a borda do copo, mas como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, morreu afogada.
A outra, apesar de não ser tão forte era tenaz, e, por isto continuou a se debater por tanto tempo, que, aos poucos o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca subiu, esperou suas asas secarem e levantou vôo, se salvando.
Tempos depois, a mesma mosca caiu novamente dentre de um copo. Como já havia aprendido em sua experiência anterior, começou a se debater, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria.
Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira, estendeu-lhe a mão, mas a mosca declinou. Já havia passado por isso e saíra sozinha. Não precisava de ajuda.
Debateu-se até a exaustão e nada de aparecer nódulos de manteiga, pois, desta vez o copo não era de leite, mas de água. Depois de conhecermos essa história vamos nos deter em retirar lições, que auxiliaram no nosso trabalho como uma equipe na escola. Falaremos sobre a necessidade de ouvir as sugestões das pessoas ao nosso redor. Para isso usaremos a disciplina do Pensamento Sistemático. O Pensamento Sistemático é aquele onde cada um da sua opinião, pensa de forma sistêmica, onde todas as decisões são tomadas de forma integral, de forma compartilhada, onde uma equipe aprende em unidade. É uma “organização em que se aprende” junto. Onde se percebe a necessidade de trabalho em conjunto , assim o desenvolvimento das partes para melhoria de um todo. Com essa historia aprendemos que cada experiência deve ser encarada como única, nova, pois, raramente, as condições e circunstâncias se repetem exatamente do mesmo jeito. Se o grupo não possui essa interação, a dinâmicas que ajudam o grupo a entender, como o trabalho tem maior resultado se for feito em grupo.
Dinâmica: TRABALHO em grupo
Material necessário: diversos balões vazios.
• Os