Pedagogo
Os conceitos ligados à educação na Grécia Antiga são fundamentais às reflexões preocupadas com a formação integral do homem e o seu preparo para a vivencia ética e para a afirmação do humano e do coletivo em primeiro lugar. Se esses conceitos, por um lado, podem ser considerados por alguns como anacrônicos, por outro, podem ser justamente fundamentais para avaliar qualquer possibilidade de superação teórica e social. Pois, é um estudo indispensável para repensar valores e ampliar o olhar em relação à educação e à cultura no presente momento histórico.
O presente estudo de caráter teórico tem o objetivo de investigar os fundamentos que dão identidade à ação pedagógica no contexto da paidéia grega. O interesse da pesquisa recai primeiramente sobre uma face da educação que tem anterioridade lógica, muito mais que cronológica, em relação à pedagogia tomada em seu caráter institucional moderno, vinculada a uma ordem de exigências normativas, técnicas e laborais. Busca-se a dimensão fundante da pedagogia como ensino, como ato educativo, como uma arte ligada a certos domínios do saber que se constitui como ordem de intenções racionais e ativas visando à formação do homem, tal qual podemos compreendê-la no contexto do pensamento grego clássico. Se é possível distinguir uma paidéia aristotélica é a ela que se deve recorrer para tal desvelamento. 2
Uma vez que na filosofia de Aristóteles, o que define uma coisa é aquilo que constitui a sua natureza, a sua forma. Isto é justamente o que assegura seu ser.