Pedagogo
GEOGRAFIA DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
MANHUAÇU
2011
A IMPORTÂNCIA DA REGIÃO SUDESTE PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL DO BRASIL
Construção do texto crítico apresentado á Faculdade de Tecnologia e Ciências - Educação a Distancia do curso de Licenciatura em Geografia.
MANHUAÇÚ
2011
A IMPORTÂNCIA DA REGIÃO SUDESTE PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL DO BRASIL
Alem de ser a Região brasileira que possui a agricultura mais desenvolvida, ela se destaca pelo seu desenvolvimento industrial, sendo responsável por mais de 70% do valor da transformação industrial do país.Com um parque industrial concentrado nas três mais populosa cidades do Brasil ( SP,RJ e BH) assemelhando, em alguns aspectos á dos países desenvolvidos do hemisfério norte.
Em decorrência da existência de ferrovias, capital, Mão de obra, mercado consumidor, a atividade industrial estruturou-se nessa região. Transformando as matérias primas fornecidas pela agricultura, desenvolveram inicialmente as indústrias têxteis e alimentícias. Apos a construção da primeira usina hidrelétrica foi possível o desenvolvimento das indústrias de base como a siderurgia que concentra 17 das 22 usinas existentes nos pais, colocando o Brasil entre os maiores produtores de aço do mundo.
Com a entrada do capital externo, um novo impulso foi dado à industrialização do Sudeste, propiciando condições para o desenvolvimento da indústria automobilística e em seguida outras indústrias começaram a se desenvolver, como a química, a eletrônica a naval etc.
Entretanto, o processo de industrialização não atinge toda região, ocasionando a existência de espaços geográficos bem diferenciados. Existem espaços urbano-industriais de grande porte, espaços rurais que utilizam modernas tecnologias e espaços rurais subdesenvolvidos.
O Sudeste apresenta grandes desigualdades em relação áreas e também em