Trabalho de ti
No mundo corporativo e globalizado em que vivemos, torna-se imprescindível a adoção de mecanismos tecnológicos para o tratamento dos dados gerenciais. Não se admite, hoje em dia, atuar-se no mercado, em qualquer segmento, inclusive governo, sem uma exata idéia das informações geradas pela organização onde se trabalha, ou seja, é de fundamental importância que a organização seja tratada de forma profissional é conhecida intimamente por meio dos dados que ela produz. O objetivo desse artigo é apresentar a tecnologia demonstrando suas principais características, bem como sua real necessidade na atual era da informação. Para tanto, o artigo perfaz o caminho das técnicas e conceitos de BI, passando desde o ODS e Datawarehouse até o Data mining. Para sedimentar tais elementos, o Oracle foi utilizado como ferramenta de Gerencia de Banco de Dados e sua atuação na gerencia das informações, ou seja, na efetivação do que a organização seja tratada de forma profissional e conhecida intimamente por meio dos dados. O atual interesse pelo BI vem crescendo assustadoramente na medida em que seu emprego possibilita as organizações, realizar uma serie de analises e projeções, de forma a agilizar os processos relacionados às tomadas de decisão.
O termo Business Intelligence (BI), pode ser traduzido como Inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
Hoje em dia, existe o consenso de que na sociedade pós-industrial, cuja economia assume tendências globais, a informação passou a ser considerada um capital precioso equiparando-se aos recursos de produção, materiais e financeiros. O que tem sido relevante é a mudança fundamental no significado que a informação assume na nova realidade mundial de uma sociedade globalizada: agora a informação não é apenas um recurso, mas o recurso. A aceitação desta idéia a coloca como o recurso-chave de