Pedagogico
Aluno:_ARIOVALDO DE SOUZA____________________________________________________________
Tutor:_FLAVIA ELIZABETH TEROSSI_____________________________________________Turma:_3680________
Módulo: 11 Data de Entrega:_27___/_10__/__12___
Conferência: Preconceito Lingüístico
Conferencista: Marcos Bagno
Carga horária validada: 100___horas.
O que é preconceito lingüístico? Quais são segundo o autor seus principais mitos?
A conferência, de Marcos Bagno faz uma abordagem a respeito do preconceito lingüístico e sua força na sociedade. Trazendo dados apresentados em seu livro de mesmo nome, Marcos Bagno comenta os mitos que rondam o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa.
Os chamados erros gramaticais não existem nas línguas naturais, salvo por patologias de ordem cognitiva. Segundo os lingüístas, a noção de correto imposta pelo ensino tradicional da gramática normativa origina um preconceito contra as variedades não-padrão.
De acordo com o professor Marcos Bagno, o preconceito lingüístico é uma forma de preconceito a determinadas variedades lingüísticas que acabou consagrando alguns mitos que precisam ser identificados e dissecados, a saber:
Monolinguismo
"A língua portuguesa apresenta uma unidade surpreendente"
O Português não é um milagre lingüístico em que todos se entendem perfeitamente de norte a sul. Existe uma variação lingüística determinada pela origem geográfica, faixa etária, classe social, categoria profissional, nível de escolaridade, dentre outros fatores formadores desta diversidade.
Só em Portugal se fala bem o Português
"O brasileiro não sabe falar bem o português"
Hoje, o fantasma colonial assombra o povo brasileiro que tem suas peculiaridades, cuja língua foi construída a partir da diversidade de raças e culturas. O brasileiro fala muito bem a sua língua materna, respeitadas as especificidades de cada região. Existe a língua culta ensinada na escola, contudo, é importante ressaltar que a nossa