Pedagogiadaautonomiapaulofreire 110603130801 Phpapp02
372 palavras
2 páginas
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA – PAULO FREIRECAPÍTULO 3
Componentes do Grupo:
Carlinha Souza
Deassis Gomes
Diná Cantuário
Elisângela Alves
Gleusdon Dias
Jair Teixiera
Karla Betânia
ENSINAR É UMA ESPECIFICIDADE HUMANA
É específico do ser humano se relacionar com outros e com o ambiente, ter curiosidade, vontade de se expressar, decidir, ser livre, rever-se e ser respeitado.
Somos racionais, emotivos e assim
“ativos”.
3.1 – ENSINAR EXIGE SEGURANÇA,
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL E
GENEROSIDADE
- A segurança está ligada a competência profissional (formação docente contínua). Se assim não for, o professor não tem força moral para coordenar as atividades de sua classe. - Generosidade x Arrogância: Conflito de autoridade, na qual os alunos podem ser silenciados pela autoridade mandonista ou podem ser respeitados e entendidos até mesmo no seu silêncio ou inquietude.
- A eticidade está ligada a liberdade e esta não vem sem risco. O educando que exercita sua liberdade ficará tão mais livre quanto mais eticamente vá assumindo a responsabilidade de suas ações. Decidir é romper e, para isso, preciso correr o risco.
- A autonomia dos educandos está ligada a sua liberdade.
- O ensino dos conteúdos implica o testemunho ético do professor.
- Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha.
- É concretamente respeitando o direito do aluno de indagar, de duvidar, de criticar que falo desses direitos.
- O respeito que devemos como professores aos educandos dificilmente se cumpre, se não somos tratados com dignidade e decência pela administração privada ou pública da educação.
3.2 ENSINAR EXIGE
COMPROMETIMENTO
O professor comprometido deve deixar claro aos seus alunos que ele sabe e tem a capacidade de analisar, de comparar, de avaliar, de decidir, de optar, de romper, de ter capacidade de fazer justiça, de não falhar com a verdade. Portanto o professor tem que ser
Ético.
.
.
.
.