Pedagogia
Após tecer uma reflexão sobre a leitura do texto e a realização das entrevistas, pode-se perceber que tanto os educadores quanto os pais não compreendem a dimensão do Conselho de Classe para o processo educacional. Entende-se que este momento é destinado para avaliar o aluno e que só os professores participam, ou seja, a presença dos pais, alunos e funcionários são dispensáveis, sendo que, no Conselho de Classe, mais do que decidir se os alunos serão aprovados ou não, objetiva-se encontrar os pontos de dificuldade tanto dos alunos quanto da própria instituição, a fim buscar melhorias para o processo ensino-aprendizagem.
O Conselho de Classe exige dos educadores um olhar cotidiano detalhado sobre cada aluno para que durante a reunião, possam contar, explicar, lembrar e definir, a partir daquilo que observaram sobre a aprendizagem, o desenvolvimento e a história de vida de cada aluno. É importante que enquanto os alunos tem seu desenvolvimento avaliado, os professores também reflitam sobre a necessidade de reformular as práticas educativas a fim de levar sugestões para somar as reflexões que serão realizadas durante o Conselho de Classe.
Contudo, a existência de um Conselho de Classe promove o compromisso com o social, o respeito às regras, a criação coletiva de soluções dos problemas, o respeito ao outro, enfim, constitui-se em um processo educativo democrático que define rumos para uma educação de qualidade. Nesse processo, é de fundamental importância a relação escola-família para o acompanhamento da aprendizagem