Pedagogia
Não dá para criar uma situação de ensino-aprendizagem se não houver a atenção do educador em saber as características que cada aluno de sua turma necessita para entender e assim aprender. As características de cada aluno vão ficando evidentes ao passar dos dias, e se torna mais fácil perceber a dificuldade de cada um, porém se o professor não voltar sua atenção para esse ponto, certamente terá problemas desde indisciplina até a falha no aprendizado do aluno.
Situação em sala de aula:
Alana acaba de entrar no 5º ano, com dificuldade de manter a atenção e o esforço durante períodos de tempo prolongados. Sua atenção tende a vagar e freqüentemente se desliga da tarefa, pensando ou fazendo coisas diferentes da tarefa a ser realizada. Ela só ficava atenta a coisas bonitas, novas, novidades, coisas altamente estimulantes, interessantes ou assustadoras. Levava cerca de quarenta minutos para realizar uma tarefa que seus colegas conseguiam fazer em quinze minutos, mas quando a professora aparecia com alguma atividade diferente, como um filme de princesas, ela narrava-o detalhadamente. Selma sua professora, uma pessoa muito calma e pacienciosa que gostava de acompanhar o desenvolvimento de seus alunos, foi percebendo que Alana não conseguia se associa a rotinas.
Marcou uma reunião com os pais de Alana e juntos encontraram um jeito de ajuda-lá com sua dificuldade em manter a atenção nas lições. Mas agora Alana está no 6º ano e sua nova professora não está conseguindo lidar com sua dificuldade.
Solução:
Os professores devem ficar sempre atentos aos seus alunos. * É importante deixar as carteiras desses alunos longe de portas e janelas e perto do professor. * Valorizar sempre o esforço desses alunos. * Não criticar a criança e sim o comportamento indesejado. *Monitorar a realização das atividades, lições, se necessário reduzir a quantidade de tarefas,