Roteiro 29
O Teorema de Varignon é um teorema que foi descoberto pelo matemático neerlandês Simon Stevin em princípios do século XVII, mas que deve sua atual forma ao matemático francês Pierre Varignon (1654-1722), que o enunciou em 1687 em seu tratado Nouvelle mécanicque.
Seu enunciado, segundo a terminologia atual, é: O momento resultante sobre um sistema de forças concorrentes é igual à soma dos momentos das forças aplicadas. |
Nosso objeto de estudo está relacionado ao equilíbrio do corpo extenso.
Podemos dizer que um corpo é considerado rígido quando as posições das partículas que constituem o corpo não mudam de posição durante o tempo em que ele é estudado. Vamos então considerar que um corpo rígido esteja sujeito à ação de forças sobre um mesmo plano. Assim, dizemos que esse corpo encontra-se em equilíbrio quando se encontra ao mesmo tempo em equilíbrio de rotação e translação.
A fim de garantir o equilíbrio do corpo extenso rígido sujeito a um sistema de forças, devemos impor algumas condições simultâneas.
A primeira condição é que a resultante dos sistemas de forças deve ser nula, ou seja, a força resultante que atua no sistema do corpo rígido deve ser igual a zero, assim temos:
Equilíbrio de translação
A segunda condição é que a soma algébrica dos momentos das forças do sistema, em relação a um polo arbitrário deve ser nula. Isto é:
2 MATERIAIS E METODOS
2.1 MATERIAIS UTILIZADOS
Conjunto com 2 tripés com hastes e 2 alinhadores RHR;
2 dinamômetros de 2N;
Travessão graduado;
2 Conjunto lastro com massas acopláveis, um com 2 e outro com 3 massas.
Balança mecânica
Fio de barbante
2.2 DEMONSTRAÇÃO
2.3 O EXPERIMENTO
Inicialmente foram medidas as massas dos conjuntos de gancho lastro e o travessão graduado separadamente. Foram alinhados os dinamômetros nos fixadores e zerados, sendo então fixado o fio de barbante nos ganchos dos dinamômetros ligando-o a um ponto do travessão. Ao longo do travessão é pendurado o conjunto gancho lastro com as massas