Pedagogia
INTRODUÇÃO
O Brasil foi colonizado por europeus, indígenas e escravos africanos. Nosso país foi composto por grande diversidade cultural, entre brancos e índios, entre brancos e negros. Tal processo de mestiçagem contribuiu para a diversidade da cultura brasileira no que diz respeito aos costumes, práticas, valores, entre outros aspectos que poderiam compor o que alguns autores chamam de caráter nacional.
A religião, a culinária, as linguagens e vocabulários afros e indígenas somaram-se ao idioma oficial da coroa portuguesa, expandindo as formas possíveis para denominarmos as coisas do dia a dia.
Dessa forma, o presente trabalho vem mostrar a diversidade histórica, cultural e linguística em nossa sociedade, apontando as tradições e heranças trazidas por nossos colonizadores.
DESENVOLVIMENTO
Mesmo com o processo de globalização, com a busca pela mundialização do espaço geográfico, buscando por meio da comunicação, criar uma sociedade homogênea, os aspectos locais continuam fortemente presentes na sociedade, destacando os costumes e tradições.
Estudiosos concordam que a característica marcante de nossa cultura é a riqueza de sua diversidade, resultado de nosso processo histórico-social e das dimensões continentais de nossa territorialidade.
A palavra diversidade vem do latim e se refere a diferença, variedade de coisas distintas. A diversidade é algo cultural e social que se modifica no decorrer do tempo. De acordo com os direitos do cidadão (BRASIL, 2010) a diversidade é uma das maiores riquezas do ser humano no planeta e a existência de indivíduos diferentes numa cidade, num país, com suas diferentes culturas, etnias e gerações fazem com que o mundo se torne mais completo.
Mas há uma imensa diversidade de culturas no subcontinente que surgiram e se transformaram em circunstâncias materiais e políticas variadas. Além disso, essas culturas se apoiam em diferenças e divisões de classe,