Pedagogia
Relatório do Filme: “Como Estrelas na Terra: toda criança é especial”
A visão de educação obtida em um sistema fechado é considerada apenas como uma transferência de conhecimento, não importando como o sujeito aprende. Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda. Limita-se o modo de pensar do individuo aprendiz. O processo ensino-aprendizagem é estruturado como uma forma de transmitir o conhecimento eficiente e eficaz, ou seja, copiar o que é “ensinado”. Não há interação entre disciplinas. A imposição de regras é fundamental e leis no comportamento são preestabelecidas rigidamente, tanto ao aluno como ao professor. As dificuldades de aprendizado são tratadas com exclusão, pois a percepção do diferente transtorna e causa descontrole sobre o que é transmitido. O individuo é constantemente avaliado com testes e é imprescindível ter os resultados que foram impostos a ele. Não há incentivo e muito menos um diálogo entre educador e educando.
No sistema aberto, o entendimento sobre educação é um eterno processo de construção do sujeito que aprende. Transmite-se o conhecimento conforme a capacidade que ele tem de aprender, assim chamada de assimilação com o meio em que está. Há incentivos, diálogos, interações... O relacionamento entre educador e educando é totalmente flexível, de acordo mutuo e indeterminado. As incertezas, os imprevistos, o inesperado e a criatividade são aceitos. A forma de avaliação é determinada de acordo com o desenvolvimento do aluno. Não se limita a apenas testes. O professor não se intimida com o desafio e as situações antes tidas como “problemas” se tornam ação de construção e reconstrução dos pontos de vista pedagógicos.
Em relação ao filme “Como estrelas na terra: toda criança é especial”, o sistema fechado de educação é o principal modo de educação demonstrado, seja na educação formal (obtida nas escolas) e a informal (em casa). Na educação formal, podemos perceber o sistema fechado, em