Pedagogia
Se as partículas se afastam (ou se aproximam) uma da outra por qualquer motivo, a intensidade destas forças diminui (ou aumenta) instantaneamente. Por isso, estritamente falando, esse ponto de vista não tem sentido físico. De qualquer forma, dentro desse ponto de vista, que interpreta a interação entre duas partículas como se uma exercesse força diretamente sobre a outra, se diz que existe ação à distância entre as partículas.
O ponto de vista aceito como mais apropriado é aquele que introduz, como mediador da interação entre as partículas, o campo gravitacional. Dentro desse ponto de vista, considera-se que, como uma partícula tem certa massa, o espaço ao seu redor não está vazio, mas apresenta uma certa qualidade material, chamada campo gravitacional, de modo que sobre qualquer outra partícula com massa, colocada nas suas proximidades, existe uma força gravitacional. Nesse contexto, é usual dizer-se que uma partícula com massa cria (ou gera) no espaço ao seu redor um campo gravitacional e esse campo, interagindo localmente com uma segunda partícula com massa, causa o aparecimento de uma força gravitacional sobre ela.
• Qual a diferença entre essas forças quanto ao meio em que os corpos estão ?
As forças entre cargas elétricas são forças de campo, isto é, forças de ação à distância, como as forças gravitacionais (com a diferença que as gravitacionais são sempre forças atrativas).
• Existe alguma outra diferença marcante em relação ás forças gravitacionais e as forças elétricas?Em caso afirmativo qual é essa diferença?
A força gravitacional é SEMPRE atrativa, a força elétrica depende das cargas, se ambas são carregadas com positivamente ou negativamente se repelem (força positiva).
Se tiverem cargas com 'sinais' opostos se atraem (força